quinta-feira, 18 de julho de 2013

TEXTO DAS RESPOSTAS


            A EAD (Ensino a Distância) apesar de parecer ser uma prática nova, não é. Há muito tempo se configurou como um mecanismo para o processo de ensino e aprendizagem, sendo um dos seus expoentes iniciais a correspondência através dos correios. Com as inovações tecnológicas, entre as quais o computador, o avanço das telecomunicações, a internet e o desenvolvimento das tecnologias multimidiáticas, aprimoraram-se sua atuação, expansão e aceitação. Contudo as dificuldades ainda se fazem sentir.
           Entre as dificuldades encontradas pode-se citar o distanciamento físico, à falta de um horário regular para estudo, a desmotivação, a inabilidade para operar tecnologias, ausência de material didático adequado, conteúdo do curso desinteressante para o aluno, contratempo na comunicação com o tutor, insipiência em usar o AVA (Ambiente virtual de Aprendizagem), excesso de conteúdo, e falha no processo de avaliação. Todos esses elementos contribuem para a evasão nesse tipo de modalidade de ensino. Portanto para ajudar na qualidade da EAD enquanto meio para o processo de ensino e aprendizagem, pensa-se em sistemas como o LMS.
           O LMS – Learning Management Systems (Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem na Web) é um tipo de Ambiente Virtual de Aprendizagem, tendo como exemplo o SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem), que é utilizado no processo de ensino e aprendizagem, onde há um acompanhamento do aluno e interação entre os integrantes do sistema. Quanto a sua estrutura está organizado da seguinte forma: login e senha, portfólios, blogs, áudio-conferência, vídeos aulas, textos, photo sharing, áudio, video message, podcasts, social networking, fóruns, perfil de alunos, grupos, videoconferência, caixa de mensagens, bate-papo, dentre outras.
           Os sistemas de LMS começou com um projeto da universidade de São Paulo com o projeto do desenvolvimento do sistema SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem, no qual teve como objetivo primário de ser uma ferramenta de suporte às atividades presenciais na internet, para os cursos de graduação. O texto também apresenta outros sistemas que foram adquiridos por outra universidade para aulas semipresenciais e a distancia através de um LMS externo, UULANET, desenvolvida pela PUC-RIO.UNIVERSITE, integrante do Portal Sophya, Lotus Learning Space, Eureka, TopClass, e o WEBCT, sendo o ultimo, uma plataforma Canadense.
          Na área da biblioteconomia o LMS ajudaria no papel de sistemas para apoio as bibliotecas na parte relacionada ao virtual e a parte de biblioteca digital, através de um sistema adequado para o gerenciamento online da mesma, e também os LMS poderiam ajudar com a comunicação para diversas formas de pesquisas e para aulas semipresenciais com alguns professores que não estariam disponíveis no momento da aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário