TEXTO DAS RESPOSTAS
A EAD (Ensino a Distância) apesar
de parecer ser uma prática nova, não é. Há muito tempo se configurou como um
mecanismo para o processo de ensino e aprendizagem, sendo um dos seus expoentes
iniciais a correspondência através dos correios. Com as inovações tecnológicas,
entre as quais o computador, o avanço das telecomunicações, a internet e o
desenvolvimento das tecnologias multimidiáticas, aprimoraram-se sua atuação,
expansão e aceitação. Contudo as dificuldades ainda se fazem sentir.
Entre as dificuldades encontradas
pode-se citar o distanciamento físico, à falta de um horário regular para
estudo, a desmotivação, a inabilidade para operar tecnologias, ausência de
material didático adequado, conteúdo do
curso desinteressante para o aluno, contratempo na comunicação com o tutor, insipiência em usar o AVA (Ambiente virtual de
Aprendizagem), excesso de conteúdo, e falha no processo de avaliação. Todos
esses elementos contribuem para a evasão nesse tipo de modalidade de ensino.
Portanto para ajudar na qualidade da EAD enquanto meio para o processo de
ensino e aprendizagem, pensa-se em sistemas como o LMS.
O LMS – Learning Management Systems (Sistemas Gerenciadores de Aprendizagem na Web) é um tipo de Ambiente Virtual de Aprendizagem, tendo como
exemplo o SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem), que é utilizado
no processo de ensino e aprendizagem, onde há um acompanhamento do aluno e
interação entre os integrantes do sistema. Quanto a sua estrutura está
organizado da seguinte forma: login e senha, portfólios, blogs, áudio-conferência, vídeos aulas, textos, photo sharing, áudio, video message, podcasts,
social networking, fóruns, perfil de alunos, grupos, videoconferência, caixa
de mensagens, bate-papo, dentre outras.
Os sistemas de LMS começou com um
projeto da universidade de São Paulo com o projeto do desenvolvimento do
sistema SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Aprendizagem, no qual teve como
objetivo primário de ser uma ferramenta de suporte às atividades presenciais na
internet, para os cursos de graduação. O texto também apresenta outros sistemas
que foram adquiridos por outra universidade para aulas semipresenciais e a
distancia através de um LMS externo, UULANET, desenvolvida pela PUC-RIO.UNIVERSITE,
integrante do Portal Sophya, Lotus Learning Space, Eureka, TopClass, e o WEBCT,
sendo o ultimo, uma plataforma Canadense.
Na área da biblioteconomia o LMS
ajudaria no papel de sistemas para apoio as bibliotecas na parte relacionada ao
virtual e a parte de biblioteca digital, através de um sistema adequado para o gerenciamento
online da mesma, e também os LMS poderiam ajudar com a comunicação para
diversas formas de pesquisas e para aulas semipresenciais com alguns
professores que não estariam disponíveis no momento da aula.
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